Site ou Redes Sociais? Entenda qual é o melhor para sua Presença Digital

Ao longo dos últimos anos essa tem sido uma dúvida recorrente de muitos empreendedores e empresários: ter um site ou página nas plataformas de redes sociais? Para abordar esse assunto, vou propor uma analogia provocativa: ao sair para uma festa, devo usar uma camisa ou um chapéu?

Talvez a comparação seja um pouco exagerada, mas o intuito é justamente enfatizar que sites e redes sociais são canais de presença digital que possuem conceitos e propósitos completamente diferentes, portanto não devem ser entendidos como alternativas excludentes um ao outro.

Muitos empreendedores, empresários e pessoas em geral que tem algo a mostrar para o mundo decidem ter seu perfil ou página de rede social como seu principal canal de Presença Digital por questões financeiras ou técnicas. Ou seja, alegam que ter um site é muito caro ou muito complicado. Mas esse argumento é um mito que não condiz com a realidade.

 

Os problemas das redes sociais

As plataformas de redes sociais realmente se tornaram um fenômeno sem precedentes na internet, tanto pelo alcance de sua audiência quanto pelo potencial de gerar negócios. Porém ter um perfil de rede social como único ou principal canal é um risco grande por diversos motivos.

Nos últimos anos temos acompanhado a diminuição constante e agressiva do alcance orgânico dos perfis de redes sociais. No marketing, alcance significa o volume de pessoas que podem ser impactadas com uma publicação. O cálculo é um tanto complexo, mas na prática, atualmente menos de 5% de seus seguidores visualizam suas postagens orgânicas e menos de 20% são impactados por suas postagens pagas.

Outro ponto delicado é que a página ou perfil de rede social não é de sua propriedade. A empresa detentora daquela plataforma (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) basicamente empresta esse espaço e fornece alguns recursos, mas você não tem total autonomia. Regularmente as plataformas sofrem mudanças sem aviso prévio e isso pode afetar negativamente sua Presença Digital. E não há do que reclamar, afinal, aquelas empresas são donas das plataformas e tem total direito de alterar as políticas de uso da mesma maneira que você empresário também pode modificar regras e processos da sua empresa.

 

Características de um site

O primeiro ponto a respeito de um site é que ele é totalmente SEU, sem limitações em termos de funcionalidades e recursos que podem ser utilizados e disponibilizados. A personalização da identidade visual e do conteúdo também é totalmente flexível para atender as demandas do seu negócio.

Sobre as questões financeiras e técnicas, é compreensível que pequenos empreendedores não podem contratar grandes empresas de desenvolvimento de sites. Mas isso não é uma barreira, pois existem diversas soluções disponíveis no mercado. Em primeira instância cito o Wix, uma plataforma de construção de sites muito simples e fácil de usar. Devo alertar que ela apresenta problemas para sites grandes, mas é um caminho muito bom para os iniciantes. Alguns serviços de hospedagem de sites oferecem um Construtor de Sites, com nome de domínio próprio. Existe também a plataforma WordPress, a qual possui duas formas de ser utilizada: em seu servidor nativo (mais fácil) ou no servidor do usuário. Essa ferramenta permite a construção desde sites simples até portai de conteúdo e possui uma infinidade de recursos extras. Para varejistas existe uma gama de plataformas de ecommerce e workplaces onde podem montar seus negócios com custo muito baixo. Seja qual for o caso, é muito fácil ter um site atualmente.

 

Então devo deixar as redes sociais de lado?

De forma alguma! Voltando ao meu exemplo do início, porque não ter um estilo arrojado e ir para a festa com uma linda camisa e um chapéu descolado? Sites e Páginas de redes sociais possuem funções complementares, portanto são muito mais eficazes quando utilizadas em conjunto.

A melhor estratégia é ter o site como o principal canal de Presença Digital, onde você diz quem é, o que faz e disponibiliza conteúdo útil e relevante e até finaliza vendas. Já as plataformas de redes sociais podem ser utilizados para compartilhar e propagar aqueles conteúdos do site, de forma a criar mais pontos de contato com o público-alvo. Obviamente essa é uma sugestão inicial. Conforme você vai entendendo a internet e aprendendo a utilizar as ferramentas, estratégias mais elaboradas podem ser aplicadas na sua Presença Digital.