Mais dados disponíveis melhoram a gestão do negócio
Relembrando, no final da Parte 1 deste artigo propomos continuarmos com uma reflexão relacionada com a possibilidade real, que o mundo digital nos fornece, de ter-se mais dados a disposição para tomarmos melhores decisões. A princípio, tal fato, não muda o processo de tomada de decisão, mas, gera a necessidade de você, mais uma vez, mudar de atitude.
Os recursos de informática, a internet, as telecomunicações, ou seja, a tecnologia que permeia o ambiente de negócios moderno, nos fornece acesso a uma quantidade infinita de dados e informações. Em tese, quanto mais informações eu tiver para tomar uma decisão, menos chances tenho de errar – em outras palavras, diminui o risco – de onde concluímos que ninguém em sã consciência se oporá a ter a disposição mais informações. Então, porque os empresários não usam mais informações para gerir os seus negócios?
Desde o pequeno comerciante até a grande indústria multinacional deveriam saber: a) o que seu concorrente está fazendo (basta consultar sistematicamente as mídias sociais deles); b) o que sua empresa está fazendo (basta consultar as suas próprias mídias sociais); o que é que os clientes dos seus concorrentes acham deles? (basta consultar sistematicamente as mídias sociais deles); o que é que seus próprios clientes acham de você? (desnecessário repetir); quem são meus 10 principais clientes (o que compram? Quando compram? Quanto gastam?)
Se formos falar das questões operacionais: quanto faturei hoje? Quanto faturo cada dia da semana? Quanto faturo cada semana? Quanto dinheiro tenho em caixa? Quantos funcionários tenho? Há quanto tempo cada um trabalha para mim? O que eles acham da empresa? O que eles acham dos seus chefes?
Responder a estas e outras perguntas similares certamente lhe ajudará a melhorar o desempenho do seu negócio. Hoje em dia todas essas informações são “quase” públicas. Não requer investimento em tecnologia. Você já possui a tecnologia. Então, quando é que você vai começar a testar a gerir o seu negócio usando dados e informações?
Enquanto não explorar tudo o que você puder os dados e informações que você já tem disponível, não precisa pensar em novos investimentos e nem sequer em ter que aprender coisas novas. Mas, se mudar de atitude e começar a explorar os dados e informações adequadamente, você rapidamente concluirá que há muito mais a ser explorado quando se trata de usar dados e informações a favor do meu negócio mas que irá requerer adquirir novos conhecimentos e investir em tecnologias.
Quando tiver coragem de começar a mudar, lhe garanto que sentirá a força e o valor do uso adequado de dados e informações e, como já salientei, hoje, você tem acesso a uma quantidade quase infinita de dados e informações sobre seu mercado, seus concorrentes, seus clientes, produtos e serviços, oportunidades, etc.
Na próxima parte deste artigo abordarei a questão da confiabilidade dos dados e informações a que temos acesso.
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Perfil do Autor
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Sócio Diretor da IRON Consultoria
Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.