A importância da educação continuada para o empresário

Vivemos em um época de pandemia, e você como empresário passou, e muitos ainda passam, por mudanças significativas em sua organização. Sem considerar as perdas de vida, algo que não temos como descrever em palavras a grandeza do problema, de um dia para o outro você se viu em uma situação no mínimo dramática na gestão de seu negócio.

Por mais que as empresas se esforçassem para responder a tais mudanças colocando em prática planos reativos para este contexto muitas falharam, faliram, ou tiveram perdas que precisarão de muitos anos para recuperar. Em vista desta situação uma pergunta recorrente surge: será que os empresários estavam preparados para este contexto? Provavelmente não, ou melhor, em sua grande maioria, não estavam preparados.

Não estavam preparados por vários motivos, por que a pandemia foi algo imensurável nos últimos séculos, por que estamos em um economia em desenvolvimento com todos as dificuldades existentes tanto econômicas, sociais e estruturais, entre tantos outros motivos que poderíamos elencar. E, para completar este cenário, os empresários, em grande parte, não tinham conhecimento técnico que possibilitasse uma melhor respostas a estas demandas – este conhecimento poderia evitar estas perdas? Provavelmente não, mas o ajudaria a sair mais rápido desta crise.

 

As empresas mais preparadas irão sobreviver

Empresas que apresentam uma maior possibilidade de sair mais rápido desta crise serão aquelas que possuem habilidades de mapear o que esta ocorrendo no mercado, e com base em uma gama de conhecimentos em determinadas especificidades (finanças, gestão, RH, Marketing, Tecnologia da informação) conseguirão colocar em prática estratégias empresariais mais rápido que os seus rivais de mercado, e na velocidade que os seus consumidores desejam.

Esta é a situação, e não é nenhuma novidade. Em toda história da humanidade apenas aqueles agentes mais preparados (com maior conhecimento específico) conseguiram sair mais rapidamente de uma situação de crise, e no mundo dos negócios não é diferente. Na história das organizações este fato é notório e recorrente.

Uma das saídas para que pequenos e médios empresários possam se preparar e manter a competitividade, ainda mais quando pensamos que novas crises virão com uma maior frequência, é conhecimento, mas não é qualquer tipo de conhecimento, é aquele mais específico que, em nossa percepção e experiência, apresente as seguintes características:

 

Aprendizado contínuo focado na aplicação prática é a solução

Direcionado a Problemas Pontuais, aqueles relacionados a especificidades do negócio como uma área departamental, ou a uma atividade delimitada dentro de uma empresa, como fluxo de caixa, vendas, promoção, entre outros relacionados ao cotidiano de um empresa. É o que ocorreu neste período de pandemia, no qual os empresários precisaram de soluções pontuais para problemas específicos de seu dia a dia.

Esta necessidade, caro empresário, continuará valendo, e cada vez mais necessária. E o mais interessante, talvez os cursos tradicionais oferecidos no mercado não tenham a velocidade em responder a tais demandas, não por falta de visão em relação ao que ocorre no mercado, pelo contrário, elas possuem muitas habilidades em visualizar estes problemas, mas em muitos casos as normas que as regulam impedem alterações com uma maior rapidez.

O Conhecimento deve ser aplicável, visto que as modificações que estão por vir necessitam de uma maior adaptabilidade em curto prazo e de acordo com o seu negócio ou ramo de atuação. Você como empresário não possuí tempo para absorver uma teoria que em muitos casos é genérica (aplicável a vários negócios mas normalmente com dificuldade de responder as demandas de pequenos ou médios negócios), e normalmente apresentado em cursos de graduação e pós-graduação, decifrá-los e aplicar em sua organização.

Não que este tipo de aquisição de conhecimento não seja necessário, ele é e sempre será, mas quando pensamos no cotidiano de pequenos e médios empresários, o conhecimento aplicável é mais útil, ainda mais quando consideramos as mudanças pelas quais o mercado se encontra.

Foco no empresário, em suas necessidades em curto prazo (resolução de problemas de seu dia a dia), nas operações especificas do cotidiano, e não em executivos de mercado. Grande parte das instituições de ensino direcionam suas estratégias de ensino para colaboradores que trabalham ou trabalharão em grandes corporações, o que é muito adequado para determinados segmentos de mercado e momento da carreira de cada aluno. Porém, os pequenos e médios empresários necessitam de um conhecimento mais direcionado aos seus negócios, problemas, especificidade em termos de gestão, e de acordo com as suas necessidades pontuais.

Autonomia é um ponto que merece destaque quando pensamos em pequenos e médios empresários, visto que, quem tem a melhor percepção das necessidades, ou das habilidades que necessitam ser melhoradas é o empresário. É você que esta presenciando diariamente todas as dificuldades e problemas em curto prazo que enfrenta. Muitos acreditam que estes empresários, pelo fato de estar imerso nos problemas não possuem a habilidade de enxergas os problemas, porém a nossa experiência de mercado evidencia que não.

 

Um modelo inovador de capacitação para o empresário

Você sabe exatamente o que precisa. E, mais ainda, é você que deve gerenciar o melhor momento para realizar os cursos que podem melhorar suas habilidades. Isso é autonomia, tanto de tempo (quando e como deve realizar a sua aquisição de conhecimento) como dos conhecimentos específicos para melhorar as suas habilidades de gestão do negócio.

Todo este modelos deve ter um foco no Aprendizado em Longo Prazo no qual os empresários necessitam constantemente reciclar e aumentar as suas habilidades e conhecimentos, sabe por que? Porque os problemas que surgem no mercado não são da mesma natureza. São diferentes e como já destacamos, ocorrerão em maior quantidade do que podemos imaginar. Mas não é apenas sobrepor um conhecimento ao outro de forma aleatória. O ideal é que a aquisição de conhecimento seja efetuado de forma ordenada na qual você possa visualizar de forma mais efetiva o desenvolvimento dos conhecimentos acumulados para que possa ser melhor gerenciado.

Esta é a nossa visão de como os empresários podem se manter competitivo em um mercado em constantes transformações pelas quais nos deparamos, um processo de aquisição de conhecimento de forma linear, continua, com foco em problemas pontuais e com autonomia do empresário. Este é o modelo que acreditamos. Este é o modelo que propomos na IRON Educação.

Perfil do Autor

Sergio Ignacio
Sergio Ignacio
Professor há 18 anos nos níveis de Mestrado, Pós-graduação e Graduação. Colaborador do IBMEC. Palestrante, consultor e autor de 6 livros. Pós-doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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