O planejamento estratégico de Marketing pode ajudar em ambientes em profundas transformações pelos quais nos encontramos atualmente? Bom, antes de mais nada é importante salientar que planejamento é importante em qualquer situação e, em momentos pelos quais nos encontramos, posso afirmar que é ainda mais necessário. Sei da dificuldade de um adequado planejamento em vista da correria do dia a dia e da pressão por resultados em curto prazo, mas caro leitor, não existe outra forma de conduzir um negócio. Como diz a sabedoria empresarial: é melhor errar no “papel” do que no “mundo real”. Este dito não é apenas um discurso “bonito” dos gurus em administração, é algo fundamental para a perenidade de um negócio.
Muitos podem argumentar a dificuldade em prever o que ocorre no mercado em vista das intensas e velozes mudanças, e que os famosos planos quinquenais perderam a sua validade, bom, ao menos em termos de Marketing não acredito nesta alegações, pelo contrário, acredito que elas simplesmente ratificam sua importância. É melhor adaptar um plano do que falhar por não ter planejado.
Ciente de sua importância, podemos afirmar que o planejamento de Marketing estratégico permite que uma organização possa “ler” o mercado melhor que os concorrentes. Esta habilidade é desenvolvida pelo fato que em sua realização se faz necessário um adequado mapeamento do contexto, e assim proporciona formas mais adequadas de antever possíveis ameaças que estão no horizonte e, olha caro leitor, são muitas ameaças que presenciamos em um ambiente tão volátil pelo qual nos deparamos.
Quando pensamos nesta leitura que permite direcionar as demais ações de Marketing de uma empresa, você reparou que mesmo em momentos de crise como a qual nos encontramos, talvez a maior na história moderna, ainda tivemos organizações que foram mais ágeis que as demais e mantiveram suas vendas, outras até aumentaram sua lucratividade?
Muitos podem argumentar que este aumento ocorreu devido ao isolamento que esta pandemia nos obrigou, e pela necessidade de produtos para uma adequada sobrevivência como os serviços de streaming, compras de supermercado, livros, entre outros. Em uma análise fria, podemos até a concordar com estes argumentos, mas em uma abordagem mais aprofundada, podemos verificar que foram empresas que conseguiram ler melhor que os seus concorrentes estas mudanças, adaptaram suas plataformas digitais, pensaram em formas distintas de ajudar os seus consumidores, graças a um… planejamento de Marketing estratégico, sabe porque?
Se fosse apenas uma compra por oportunidade, ou neste caso em particular, por necessidade, não teríamos a recompra por parte dos consumidores. Os clientes apenas resolveriam os seus problemas pontuais e não voltariam a compra, mas, como podemos acompanhar em vários números de mercado, eles voltaram com cada vez mais aquisições, tornaram estas marcas como exemplo de organizações que conseguiram se adaptar, e mesmo com o passar da crise ainda manterão sua fidelidade à estas companhias.
Veja como a Amazon, Magazine Luiza, Ifood, Netflix, entre outras empresas conseguiram, melhor que as sua rivais, uma adequada resposta as mudanças, porque? Por que tinham planejamento. Suas políticas de contingência eram claras, porque? Devido a sua habilidade de conseguir ler o mercado melhor que os seus rivais, colocar no mercado ações com foco em seus clientes, e tudo isso devido a um adequado planejamento estratégico de Marketing.
É fácil esta leitura? É fácil planejar? Não, é uma ação muito complexa, mas ressalto que a medida que se torna um hábito em sua organização ele se torna algo natural, e o mais interessante, amigo leitor, cria um senso de dependência, ou seja, caso você não o faça, ficará com aquele sentimento que algo esta faltando em seu dia a dia. É a mesma situação que ocorre ao sair de casa sem escovar os dentes, você não foca desconfortável? Com o planejamento de Marketing é a mesma situação. Você se sente incomodado, como se algo estivesse faltando, como se as suas ações de Marketing estivessem incompletas, afinal, falta algo, falta…. planejamento.
Em mais um momento gostaria de enfatizar, é fácil este processo? Não, mas como equacionar tal situação? Simples, conhecimento e treinamento. Conhecimento no ato de dominar habilidades que permitam, de forma pormenorizada e automatizada em sua cultura organizacional, entender como ocorre este processo, como é realizado um planejamento estratégico de Marketing e suas ferramentas de análise, não apenas para ler o mercado, mas para identificar os seu público alvo, conhecer os seus comportamentos, e pensar em formas de abordagem que os ajude a realizar tarefas (um trabalho a ser realizado), que os auxilie em um momento tão difícil como o que presenciamos, e talvez o mais importante de todos, que permita a sua organização se tornar um guia que conduzirá seus consumidores a superar esta fase.
E com este conhecimento técnico destas habilidades você conseguirá o adequado condicionamento, ou seja, que se torne uma prática em seu ambiente de negócios. Este binômio é fundamental, conhecimento e prática. E o mais interessante ainda, sem conhecimento, sua prática será um pouco mais difícil. E talvez algo ainda mais importante (sem parecer redundante) com o conhecimento existe o domínio de determinadas habilidades, e este domínio nos leva a segurança das ações de uma empresa bem como o seu planejamento. Simples assim, o conhecimento traz segurança, e este segurança, facilita a criação de hábitos.
Portanto amigo leitor, adquira conhecimento, faça o planejamento de suas ações, adquira mais e mais conhecimentos, e torne o planejamento um hábito. Desenvolva a habilidade de ler o mercado melhor que os seus concorrentes, e… pense em Marketing.
Perfil do Autor
- Professor há 18 anos nos níveis de Mestrado, Pós-graduação e Graduação. Colaborador do IBMEC. Palestrante, consultor e autor de 6 livros. Pós-doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
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