Administrar uma empresa é resolver problemas

Podemos definir o que seja Administrar de diversas formas, todas elas corretas, dependendo do ponto de vista e dos objetivos que se deseje atingir ao ter que abordar a definição deste termo. No escopo da educação continuada, com o aprendizado voltado à aplicação imediata e prática dos conhecimentos adquiridos para a melhoria dos negócios, a definição do título é adequada.

Um problema é alguma situação que gera um incômodo no empresário. Se não incomodasse não seria um problema. Se este problema não for enfrentado, provavelmente a sensação de incomodidade vai aumentar, tornando cada vez mais necessária uma intervenção. Então, a primeira sugestão para a sua reflexão é: “não permita que um problema cresça – confronte o problema assim que começar a sentir a sensação de incomodidade”.

A minha vida profissional é repleta de experiências reais em que o empresário se nega a enfrentar os seus problemas. Se ilude e se esquiva dos problemas. Se acostuma a procrastinar os problemas. E então se acostuma a conviver com eles. Só que um problema não resolvido tende a criar outros, que vão se acumulando, gerando e acumulando prejuízos que eventualmente o levam à falência.

A boa gestão – ou administração – aconselha encarar de frente qualquer problema assim que os sintomas do problema comecem a ser percebidos.

A solução de um problema empresarial é um processo que se inicia em uma tomada de decisão: reconheço que tenho um problema e vou encará-lo para tentar uma solução. A seguir, inicia-se uma coleta de dados e informações. Processamos tais dados de forma a gerar informações úteis que contribuem para a análise do problema. Usando o conhecimento que existe nos indivíduos da organização, se faz um diagnóstico, ou seja, identificar a verdadeira causa, a causa profunda, que deu origem ao problema. Após nova tomada de decisão, inicia-se a geração de alternativas para resolver o problema. Após análise das alternativas geradas, decide-se qual será a que será implementada e então se inicia a etapa de execução e acompanhamento da execução e dos resultados.

Ao longo deste processo sempre devem ser definidos o quem faz, como faz, quanto tempo para fazer, quanto irá a ser gasto, etc. É muito difícil para quem não está acostumado, delegar responsabilidades e autoridade, assim como cobrar resultados. Isto também é parte do aprendizado necessário para o empresário conduzir adequadamente a sua empresa.

E se chegar à conclusão de que não existe o conhecimento necessário dentro da organização para resolver o problema? A pergunta é simples, mas, para o empresário chegar nesta conclusão, o processo pode ser extenuante, desgastante e cheio de armadilhas, inclusive, não raro, não ser capaz de reconhecer o fato de que lhe falta conhecimento e partir então numa caça às bruxas apontando a torto e a direito os eventuais culpados pela situação.

Se pelo contrário, reconhecer que precisa de ajuda, há várias alternativas que se apresentam à sua frente. A primeira alternativa é a de contratar permanentemente um profissional capaz de lidar com o problema. Outra alternativa é a de contratar uma consultoria que, num trabalho temporário, indique a causa e resolva o problema, transferindo conhecimento para a organização ao longo do processo. A terceira alternativa é adquirir o conhecimento necessário e então implementar uma solução.

A IRON Consultoria e a IRON Educação nasceram para poder fornecer estas alternativas ao empresário. Mas, do texto acima, ficam algumas reflexões para o empresário fazer: se me falta conhecimento, como saberei qual o conhecimento que preciso para abordar um determinado problema? Porque não tenho entre meus colaboradores pessoas com conhecimento suficiente para abordar o problema? Em quem confiar se não posso confiar nem nos meus colaboradores? Que critérios usar para escolher alguém para me ajudar se reconheço que não tenho conhecimento suficiente?

Poderia continuar a escrever perguntas que certamente todo empresário em algum momento da sua vida se faz. Não tenho resposta. Tal vez a melhor sugestão que possa apontar seria: é para isso que estamos insistindo na necessidade de todo empresário abraçar o Lifelong Learning, o aprendizado continuado.

Este aprendizado lhe permitirá acompanhar as mudanças que vão acontecendo no seu entorno, lhe fornecerá critérios para identificar e analisar os problemas que se apresentam e lhe ajudarão a escolher o melhor caminho possível a ser seguido para equacionar a solução a cada problema e para cada estágio de desenvolvimento em que se encontra a própria empresa.

Perfil do Autor

Cristian Welsh Miguens
Cristian Welsh Miguens
Sócio Diretor da IRON Consultoria

Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

Cristian Welsh Miguens

View posts by Cristian Welsh Miguens
Sócio Diretor da IRON Consultoria Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.