Antes de iniciar, vamos apenas fazer uma diferenciação entre dois termos que costumam ser confundidos. Mídias são as categorias dos meios de comunicação e propaganda. Tradicionalmente eram divididas em impressas, eletrônicas e recentemente também as digitais. Já os Veículos são os diversos canais de mídia que publicam conteúdo e veiculam publicidade. Por exemplo: TV é uma mídia eletrônica e Rede Globo é um veículo. Da mesma forma o veículo pode usar diferentes Canais de Mídia, como por exemplo o jornal O Globo (mídia impressa) e o site globo.com (mídia digital)
Com o desenvolvimento da internet e de sua utilização como mídia, surgiram alguns tipos de canais, cada qual com suas características e potenciais:
- Site Institucional
- Portal (conteúdo / notícias / comunidades)
- Blog (pessoal ou corporativo)
- Portfolio
- eCommerce / Loja Virtual (produtos físicos, sérvios e produtos digitais)
- Fóruns e Comunidades
- Plataformas EaD
- Hotsite Promocional e Landing Page
- Perfis e páginas em plataformas de redes sociais
- Banners e anúncios de publicidade online
- Newsletters, Informativos e e-mail Marketing
- Páginas de resultados em buscadores
- Games
- Aplicativos para dispositivos móveis
Claro que o conteúdo da marca não precisa estar presente em todos estes ambientes, mas essencialmente naqueles onde o público-alvo poderá ser impactado com maior eficácia.
Logo no início eu citei a divisão entre mídias impressas, eletrônicas e digitais, mas dada a complexidade que as ações de marketing ganharam, essa divisão já não atende a todas as possibilidades proporcionadas pelas mídias digitais. Dessa maneira foi adotada uma nova classificação de mídias que faz mais sentido ao se pensar em estratégias.
- Canal de Mídia Pago – Canais que proporcionam exposição mediante pagamento de valores aos proprietários do veículo / canal. No meio de agência digitais essa modalidade também é chamada de mídia de performance e atualmente pode ser negociada através de plataformas de mídia programática.
- Canal de Mídia Próprio – Canais que a própria empresa controla. Basicamente é tudo o que é produzido internamente pela marca e publicado em ambientes onde ela possua autonomia sobre o conteúdo e sobre a plataforma, podendo editar, moderar, bloquear ou até excluir.
- Canal de Mídia Espontâneo – É quando o conteúdo publicado por uma empresa adquire exposição espontaneamente entre a audiência. Ou seja, é tudo o que estão falando sobre a empresa, marca, mercado, atendimento, produtos e serviços. As reclamações e comentários negativos também se incluem aqui, portanto é fundamental monitorar constantemente os canais digitais.
Neste momento a dúvida que surge é: “qual dos canais listados antes é mídia própria, paga ou espontânea.” E aqui está o pulo do gato, pois os canais podem ser utilizados como qualquer um dos tipos de mídias. Tudo depende da estratégia.
Por exemplo: uma página de Facebook pode ser os três tipos ao mesmo tempo. Ela é uma mídia própria enquanto foi criada e é controlada pela marca. Também é uma mídia paga se a marca decidir veicular campanhas de anúncios no Facebook ou Instagram. E ainda pode ser uma mídia espontânea quando os consumidores da marca falam sobre ela em seus perfis pessoais.
Fluxo de Conteúdo
A decisão sobre como utilizar cada canal e tipo de mídia é puramente estratégica, portanto deve ter objetivos e ações bem definidas dentro de um planejamento. Nesse sentido os canais podem se complementar ou mesmo replicar a mensagem de diversas maneiras. O tipo de conteúdo e a forma como ele trafega pelos canais, também pode ser dividido em:
- Multimídia – é o tipo de conteúdo que possui recursos estáticos (textos, fotos, gráfico) e dinâmicos (vídeo, áudio, animação). É muito comum em slides e apresentações.
- Cross-midia – Utilização de diversos meios integrados para ampla divulgação e promoção de uma marca ou campanha, resultando em maior impacto e interatividade aos consumidores ou potenciais clientes. Aqui o mesmo conteúdo é disponibilizado em diversos canais para aumentar a exposição.
- Transmídia – Tipo de comunicação que trafega em diferentes mídias, canais e dispositivos, respeitando e se adaptando às características de cada um, seja em formato ou em linguagem. Neste tipo o conteúdo publicado em cada canal é desmembrado para que se adapte à cada tipo de canal e mídia. Dessa forma a informação flui pelas diversas mídias e vai se completando conforme avança.
Por fim existe o conceito de omni-channel, que é uma tendência do varejo e se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline, pois a experiência é sempre o foco em todos os canais.
A internet proporcionou uma vasta diversidade e complexidade de canais de mídias digital que podem ser utilizados para criar uma Presença Digital mais consistente, aumentando os pontos de contato com o cliente em potencial. Entretanto é necessário compreender como cada um se comporta e de que maneira atinge o público-alvo. Quanto mais criativas forem as estratégias, mais chances de conquistar os consumidores.