Antes de continuar, caro leitor, pegue uma folha de papel, ou no bloco de notas do seu computador, e escreva, defina, o que é um processo.
Se você teve dificuldade e teve que consultar o google para achar uma definição adequada, não se sinta mal, a maior parte de nós não para e pensa sobre esse tipo de conceito. Entretanto, posso afirmar que, para o empresário, conhecer e compreender tais conceitos é de suma importância.
A empresa age, se movimenta, produz e atende os seus clientes por meio de uma série de ações (processos) que se integram de alguma forma para produzir resultados que, em definitiva, levam a entregar o produto ao cliente e receber uma remuneração em troca de tal forma que gere lucro para a empresa. O “X” da questão nesta frase é “que se integram de alguma forma”.
A forma em que os processos acontecem e se integram na organização não podem ser “de qualquer forma”. Desperdícios de tempo e de materiais, conflitos internos, baixa eficiência, pessoas desmotivadas e clientes insatisfeitos são todos elementos que interferem na obtenção de resultados e, eventualmente, até na sobrevivência da empresa.
Estruturar bem os processos é o caminho que permite evitar os efeitos descritos acima. Para tanto eles devem ser “pensados” com antecedência. Revisar os processos na medida em que mudam as circunstâncias é outra atividade imprescindível para o sucesso da empresa. Estruturar os processos e revisar os processos de forma permanente é parte importante da atividade empresarial e define a atividade gerencial. Portanto, isto deve ser feito de forma metódica e empregando metodologias adequadas.
Cabe ao empresário descobrir e decidir os próprios métodos e metodologias. A nossa organização se dispõe a fornecer apenas os meios que lhe permitirão aprender para poder avaliar se está fazendo as melhores escolhas a sua disposição.
Perfil do Autor
-
Sócio Diretor da IRON Consultoria
Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.