Como processos bem estruturados podem aumentar os resultados da sua empresa?

Antes de continuar, caro leitor, pegue uma folha de papel, ou no bloco de notas do seu computador, e escreva, defina, o que é um processo.

Se você teve dificuldade e teve que consultar o google para achar uma definição adequada, não se sinta mal, a maior parte de nós não para e pensa sobre esse tipo de conceito. Entretanto, posso afirmar que, para o empresário, conhecer e compreender tais conceitos é de suma importância.

A empresa age, se movimenta, produz e atende os seus clientes por meio de uma série de ações (processos) que se integram de alguma forma para produzir resultados que, em definitiva, levam a entregar o produto ao cliente e receber uma remuneração em troca de tal forma que gere lucro para a empresa. O “X” da questão nesta frase é “que se integram de alguma forma”.

A forma em que os processos acontecem e se integram na organização não podem ser “de qualquer forma”. Desperdícios de tempo e de materiais, conflitos internos, baixa eficiência, pessoas desmotivadas e clientes insatisfeitos são todos elementos que interferem na obtenção de resultados e, eventualmente, até na sobrevivência da empresa.

Estruturar bem os processos é o caminho que permite evitar os efeitos descritos acima. Para tanto eles devem ser “pensados” com antecedência. Revisar os processos na medida em que mudam as circunstâncias é outra atividade imprescindível para o sucesso da empresa. Estruturar os processos e revisar os processos de forma permanente é parte importante da atividade empresarial e define a atividade gerencial. Portanto, isto deve ser feito de forma metódica e empregando metodologias adequadas.

Cabe ao empresário descobrir e decidir os próprios métodos e metodologias. A nossa organização se dispõe a fornecer apenas os meios que lhe permitirão aprender para poder avaliar se está fazendo as melhores escolhas a sua disposição.

Perfil do Autor

Cristian Welsh Miguens
Cristian Welsh Miguens
Sócio Diretor da IRON Consultoria

Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

Cristian Welsh Miguens

View posts by Cristian Welsh Miguens
Sócio Diretor da IRON Consultoria Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.