O conceito moderno de sustentabilidade não se limita apenas aos aspectos do cuidado e preocupação com a preservação ambiental. Reconhece a necessidade de tornar as empresas eficazes na busca de soluções que garantam a sua sobrevivência a longo prazo.
As empresas têm focado as suas ações e energias nos aspectos financeiros do negócio, o que as leva a olhar para dentro delas mesmas, tornando o lucro um fim em si mesmo, esquecendo que o lucro é apenas a recompensa da sociedade pelo atendimento das necessidades dos seus membros (os clientes) melhor do que outros o fariam. Se uma empresa passa por dificuldades, então pode crer que não está atendendo os seus clientes potenciais como eles gostariam.
No mundo atual chamamos isto de competitividade: a busca permanente pelo desenvolvimento de diferenciais e/ou vantagens competitivas, definidos por sua vez como atributos percebidos pelos clientes nos produtos, serviços e valores da empresa que atendem às suas próprias necessidades melhor do que outras empresas que oferecem produtos e serviços similares.
Isto exige inovação, que exige por sua vez da empresa o desenvolvimento e manutenção de mecanismos e ferramentas que gerem ações efetivas de mudança decorrentes dos processos criativos dos seus funcionários, empregados ou colaboradores.
Virar o jogo significa incorporar a gestão da mudança e a inovação à estrutura e aos processos da organização. O planejamento Estratégico, os Planos de Negócios e o Turnaround são os instrumentos metodológicos que colocamos a sua disposição para, juntos construirmos o caminho para a sustentabilidade.
- Avaliação e valor da empresa
- Plano de Negócios (novas empresas e novos negócios em empresas existentes)
- Processo de Planejamento Estratégico
- Turnaround: virando o jogo – recuperando a empresa.