Esta é uma pergunta recorrente, afinal, quando pensamos em Neuromarketing estamos nos referindo as mais recentes descobertas em neurociências, antropologia, psicologia, biologia, marketing e economia comportamental para entender como os consumidores recebem e interpretam as mensagens de uma organização para tornar uma mensagem mais fluente e entregar uma experiência superior aos consumidores. Em poucas palavras, formas de “ler” as respostas não verbais dos consumidores pelo uso destas áreas de conhecimento mencionadas.
Para desvendar a “caixa preta do consumo” e entender os principais motivo que levam um consumidor a escolher determinadas ofertas, é usado as mais recentes tecnologias de mapeamento do cérebro e de entendimento de como os indivíduos respondem aos estímulos de uma organização, assim, é natural que os pequenos e médios empresários possam imaginar que os estudos em Neuromarketing não se encaixe em suas estratégias, afinal, com toda esta tecnologia, isso é algo para as grandes empresas, certo? Bom, mais ou menos.
De início precisamos desmistificar a ideia de que o conhecimento é restrito as empresas de grande porte, ou que determinados estudos não se encaixam para pequenas empresas. Não. Conhecimento é conhecimento, e deve ser usado por empresas de todo e qualquer porte. O que devemos é adaptar as nossas necessidades. Uma determinada descoberta em termos estratégicos não pode ser negligenciada devido ao tamanho de uma organização. Ele deve ser assimilado e adaptado ao seu mercado e a sua realidade. Todo processo de aquisição de conhecimento ocorre desta forma. Com o Neuromarketing não é diferente. Existe uma gama enorme de insights proporcionados a nova ciência do consumo que pode, e deve ser usado por todas as empresas, inclusive as de pequeno e médio porte. Basta apenas entender estes conceitos e adaptar as suas necessidades especificas.
Outro fator que valida a democratização do conhecimento, e que não existe esta lenda que determinadas estratégias são restritas apenas as empresas de grande porte são as starups que surgem no mercado. Estes novos empreendimentos não são empresas de pequeno porte? Sim, e sim, elas usam as mais modernas técnicas e estratégias em seu negócio. Portanto, não caia na falácia que os novos conceitos que surgem são restritos as grandes corporações.
Também é muito comum quando pensamos em Neuromarketing a alegação que as pequenas empresas não possuem recursos financeiros para usar as modernas tecnologias disponíveis no mercado. Isso é verdade, porém, enfatizo que não precisamos ter acesso a estas tecnologias, basta apenas aprender com as descobertas já realizadas. É a velha máxima “não preciso colocar a mão no fogo para saber que ele queima”, alguém nos informou o que ocorre quando realizamos este ato, e evitamos tal situação, não é verdade? Aprendemos com as descobertas que outras pessoas.
Com o conhecimento em Marketing, Neuromarketing e uma dezena de outras áreas de conhecimento ocorre a mesma situação. Podemos aprender com as descobertas (estudos e pesquisas) já realizadas por outras empresas e adaptar ao nosso negócio em particular. Com as novas tecnologias que temos a nossa disposição podemos adquirir conhecimento em várias fontes, desconstruí-las, e aplicar em nosso negócio – apenas fique atento as fontes que está usando para adquirir conhecimento, procure profissionais gabaritados, porque existe muito conteúdo de baixa qualidade no contexto digital. Em muitos casos o grande desafio é encontrar o melhor profissional do que aplicar o conteúdo em seu negócio.
Portanto, o Neuromarketing é para você pequeno empresário. Você pode se beneficiar muito com as novas descobertas na área. Pode se diferenciar de seus concorrentes, formular estratégias que estejam de acordo com as necessidades de seus consumidores, produtos que possam satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes, um ponto de venda (físico ou digital) mais harmonioso, entre outras vantagens. Tudo isso com o uso das descobertas já realizadas por outros pesquisadores.
E, por final, lembre-se. O futuro do consumo estará (e já está) no adequado entendimento do comportamento do consumidor, desta forma, não fique atrás de seus concorrentes, saia na frente, adquira conhecimento. E, mais ainda, se você quer se tornar uma grande empresa tem que pensar como uma grande empresa, e isso começa com a busca por conhecimento e educação continuada.
Perfil do Autor
- Professor há 18 anos nos níveis de Mestrado, Pós-graduação e Graduação. Colaborador do IBMEC. Palestrante, consultor e autor de 6 livros. Pós-doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
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