À medida em que se desvenda o funcionamento do nosso cérebro surgem novas percepções sobre algumas atitudes que as pessoas apresentam. Descobrimos então que a consciência, a nossa capacidade de nos mantermos equilibrados entre a ordem e o caos, se reflete nas nossas atitudes, quando somos bem sucedidos neste esforço, com a percepção de estarmos bem conosco, com a percepção de estarmos produzindo em plenitude. Esta satisfação pessoal, por sua vez, nos faz querer vislumbrar o futuro, ou seja, a fazer planos. Ou, em suma, quem não está bem consigo mesmo não sente necessidade de planejar o futuro.
O auto aprendizado exige planejamento. Isto significa que uma pessoa que tenha chegado à conclusão da necessidade de estar permanentemente “antenado” com a realidade para ter sucesso, precisa antes de mais nada estar bem consigo mesmo pois o lifelong learning, o aprendizado contínuo, exigirá planejamento.
O itinerário de auto aprendizado é o planejamento. Definir o que se deseja aprender, quando aprender, quais conteúdos, em que sequência, etc. é o que deve ser feito para administrar da melhor forma possível o seu LifeLong Learning. A pergunta agora será, com que critérios será feito o desenho deste itinerário?
A IRON Educação, nossa plataforma de educação continuada do empresário, e o Método ACeLLLerate, fornecem parâmetros que auxiliam o usuário nesta tarefa. Filtrando os conteúdos por área de conhecimento, categorias, competências, instrutores, preço, etc. o empresário poderá tomar as rédeas do seu aprendizado conforme as suas próprias necessidades, sem precisar ficar preso aos critérios definidos por terceiros que nem conhecem a sua realidade.
Perfil do Autor
-
Sócio Diretor da IRON Consultoria
Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.