Este é um dos questionamento recorrentes quando pensamos em Marketing e imagino que você, como empresário, já deve ter feito esta pergunta, afinal, por mais que seja uma importante área departamental, em muitos casos é deixada em segundo plano, seja pela falta de conhecimento de sua importância, ou simplesmente pelo fato de que muitos empresários não enxergam as suas possibilidades estratégicas e seus resultados em longo prazo.
Pensando nestes pontos, podemos afirmar que entender sobre Marketing é tão importante como entender outras áreas de uma empresa. É a mesma importância de entender sobre Finanças, Recursos Humanos, Produção, entre as outras áreas estratégicas de uma empresa, afinal, consideramos uma organização como um sistema e, desta forma, todas as áreas são interdependentes. Mas, tendo como foco o Marketing, o que você precisa entender?
Antes de mais nada você precisa saber que Marketing é uma filosofia organizacional – calma, não pense que por ser uma filosofia é algo complexo. Este termo significa que deve ser uma forma de pensar em termos organizacionais, ou seja, todos dentro de uma empresa devem pensar em função do Marketing.
Todos devem pensar nos clientes e na busca em satisfazer as suas necessidades e desejos. É saber identificar quais os problemas mais latentes que eles possuem e direcionar os esforços da organização no sentido de resolver estes problemas. É a percepção que os clientes apenas comprarão um produto ou serviço se tiverem um problema para resolver. Esta é o principal objetivo de uma empresa, resolver, da melhor forma possível, o problema de seus consumidores.
Quando todos os colaboradores de sua empresa tiverem este objetivo em mente, o próximo passo é pensar no Marketing Estratégico que consiste em pensar o Marketing de sua empresas como processos ligados e não estanques em suas ações. Este é o passo mais complexo. É por este motivo no IRON+Box de Introdução ao Marketing ele é exaustivamente explicado. Todo o início de aula ele é explicado para que o empresário possa gravar os conceitos e, principalmente, sua relação com os demais processos mercadológicos.
De uma forma simples mas não reducionista, ele pode ser dividido em duas partes estratégicas: criar e entregar valor para os clientes.
O processo de criar valor consiste nas seguintes fases: análise do contexto empresarial (identificação das forças e fraquezas, e ameaças e oportunidades), segmentação de mercado (delinear o público-alvo – deve estar de acordo com as oportunidades de mercado), analise do comportamento do consumidor (conhecer o que eles enxergam de valor de acordo com as forças da empresa), estabelecimento do diferencial competitivo (comparação e distinção entre os concorrentes de mercado), e posicionamento (estabelecer de forma clara e distinta o valor que será entregue aos clientes).
O processo de entrega de valor: é neste momento que, com base nos levantamentos da fase anterior, será desenvolvido o Marketing Mix, sendo o Produto ( tonar “entregavel” a necessidade ou desejos dos clientes por meio de um produto ou serviço), preço (de acordo com as possibilidades de compra do público-alvo e que garanta a lucratividade da empresa), ponto de venda (em sintonia com os processos de compra analisados no comportamento do consumidor) e promoção (com as estratégias e locais que sejam adequados ao comportamento do cliente e o posicionamento analisado nos estágios anteriores).
Este é o processo de Marketing Estratégico que delineamos no IRON+Box de Introdução ao Marketing. É enfatizar que toda estratégia de Marketing deve ser realizada com um pensamento em longo prazo, para resultados em curto prazo. Como um mestre de xadrez temos que pensar não apenas nas jogadas pontuais (curto prazo), mas sempre antever como serão os movimentos futuros e a reação de nossos rivais. É enxergar, estrategicamente, não apenas as próximas jogadas, mas o tabuleiro inteiro, os movimentos futuros, suas ramificações e consequências.
Para que o empresário possa conseguir enxergar o tabuleiro do mercado como um mestre do xadrez é necessário conhecimento. Não apenas um conhecimento estanque, mas um processo em longo prazo, no qual sua aquisição é continua e com resultados observáveis em curto prazo. É simples, não existe atalho, é aprender, aprender e depois aprender um pouco mais.
Perfil do Autor
- Professor há 18 anos nos níveis de Mestrado, Pós-graduação e Graduação. Colaborador do IBMEC. Palestrante, consultor e autor de 6 livros. Pós-doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
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