O que é que o empresário tem a ver com a produtividade?
Produtividade é a relação entre o valor (serviços, bens, etc.) que nós geramos e os recursos que usamos para gerar valor. Quanto mais alto este índice, ele nos demonstra que com a mesma quantidade de recursos conseguimos gerar mais valor, produzir mais.
Compare o que cada pessoa possuía 200 anos atrás e o que podemos possuir hoje. Compare o nível e a qualidade de vida que atingimos. Resumidamente, esta assombrosa melhoria e progresso só foi possível porque a produtividade melhorou exponencialmente ao longo desse período.
Para o empresário, a melhoria de produtividade permitirá aumentar os seus lucros já seja como consequência da redução de custos ou então pelo aumento do volume vendido. Em suma, por causa de uma melhoria introduzida na gestão e no uso dos recursos a sua disposição.
É conhecido que tanto no Brasil quanto no mundo, as PMEs (pequenas e médias empresas conhecidas em inglês pela sigla SMEs) são os maiores contratantes (no Brasil quase 75% da mão-de-obra empregada) mas contribuem com uma pequena parcela da geração do PIB (no Brasil, novamente, apenas em torno de 25%). Isto aponta que a produtividade delas é baixa. Precisa ser baixa?
Não cabe a nós apontarmos o quanto o empresário é responsável por esta situação. Entretanto, podemos sugerir a ele qual é o caminho a percorrer para melhorar.
Nos tempos modernos, com tecnologia de informação disponível barata e amplamente difundida, capturar, armazenar, processar e gerar informações de valor que lhe mostrem se os seus resultados estão melhorando ou piorando, se os seus clientes estão satisfeitos ou não, se estão sendo cometidos erros que geram retrabalho e maiores custos, e todos os demais fatores abrangendo todos os aspectos do seu negócio é o que lhe permitirá fazer diagnóstico, definir e avaliar alternativas e só então agir para melhorar a sua produtividade e os seus lucros.
Nada disto será possível sem ter acesso a conhecimento. O parágrafo acima descreve e indica o processo que deve ser adotado. Não responde como. Escolher como fazer exige que o empresário invista em adquirir continuamente conhecimento. Há muitos caminhos para melhora a produtividade da empresa. Discernir e escolher quais são os adequados para a situação presente do seu negócio, quando feito sem conhecimento suficiente, lhe fará adotar soluções de menor eficácia. O Lifelong Learning é o caminho e o método ACeLLLerate a forma de pôr em prática.
Perfil do Autor
-
Sócio Diretor da IRON Consultoria
Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.