Por que pensar o Marketing de sua empresa?

Quando analisamos o contexto no qual as organizações se encontram em mercado brasileiro, ainda mais em época de pandemia, não podemos deixar de destacar o alto número de mortandade entre pequenos e médios empreendimentos. Infelizmente, é uma situação muito, mas muito complicada. Mas… como evitar estas perdas? Bom caro leitor, não temos uma receita pronta, mas, sem dúvida alguma, podemos afirmar que quanto mais preparado um empresário estiver, melhores são as suas chances de se proteger para este tipo de mudança de cenário e, pensar em Marketing, pode ser uma alternativa interessante para manter a perenidade de seu negócio e superar este momento.

Pensar em Marketing não é algo tão difícil como parece, porém, muitos empresários ainda acreditam em certas falácias, ou lendas que os impedem de colocar em prática os preceitos de Marketing, vamos a algumas delas e,… veja se você se encaixa nestas situações:

  1. Marketing é apenas para grandes empresas;
  2. Planejar o Marketing de uma empresa é muito complexo;
  3. Eu não sou da área de Marketing e devo focar apenas em minha atividade fim;
  4. Não tenho recursos para contratar um funcionário para pensar no Marketing de minha empresa;
  5. Marketing é propaganda, e como invisto em mídias socais, isso já é suficiente;

Se você se encaixou em alguma destas situações saiba que não está sozinho. Muitos empresários compactuam de sua ideia. Mas, já reparou que algumas destas falácias literalmente “caem por terra” quando você analisa a história de seu negócio?

Note que quando falamos de Marketing, estamos nos referindo a todas as formas que uma empresa usa (suas estratégias) para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. É o ato de identificar um problema dos clientes e transformar estas necessidades em um produto ou serviço a ser entregue aos seus consumidores. Notou um ponto muito interessante neste conceito? Você já faz isso, afinal, como iniciou o seu empreendimento? Ele começou, de forma proposital ou não, pensando em termos de Marketing (você identificou uma necessidade de mercado e criou uma empresa para atender aos seus clientes), ou seja, você já pensa em Marketing. Talvez necessite de apenas um melhor direcionamento para potencializar as suas estratégias e manter a perenidade de seu negócio, mas, como fazer isso?

Uma das formas é um processo de educação continuada. É compreender quais as suas limitações em termos do conhecimento em Marketing, e procurar formas de melhorar suas fragilidades nesta forma de estudar o seu mercado. Encontrar cursos que se encaixe as suas necessidades, e mais importante, as suas particularidades como empresário, pois somente desta forma você conseguirá minimizar as suas fraquezas e potencializar as suas forças, afinal, como já mencionamos, você sabe o que é Marketing, e em muitos casos, necessita apenas direcionar seu pensamento estratégico mercadológico.

É a busca por conhecimento, por um processo de aprendizado contínuo e focado em resultados em curto prazo, e mais importante ainda, direcionado as suas necessidades especificas. Busque conhecimento e garanta a perenidade de seu negócio, assim, conseguirá manter a efetividade mercadológica de seu negócio e prosperar em um mercado altamente complexo pelo qual que nos encontramos.