Você usa as estratégias de segmentação de mercado para a gestão de seu negócio e para direcionar as suas estratégias empresariais e mercadológica? Com toda a certeza sua resposta foi um retumbante sim, afinal, o seu negócio nasceu com foco no cliente e para o cliente, mas será que de forma adequada? Você sabe quais as vantagens de pensar estrategicamente em termos de segmentação de mercado?
Sempre que converso com empresários e pergunto qual o seu público alvo, normalmente me deparo com a seguinte resposta: “todo mundo, afinal, comercializo o meu produto para qualquer pessoa que entra em contato com a minha empresa”. Você já se viu com uma resposta neste termos, ou ao menos já respondeu desta forma? Se já, não se preocupe, esta é uma das respostas das mais comuns no mercado. Porém, devemos ter em mente que atender quem procura a sua empresa é uma coisa, agora, direcionar as suas estratégias para os consumidores adequados, é diferente, estrategicamente diferente. E, mais ainda, pensar em segmentação de mercado não é uma das tarefas das mais fáceis, sabe por que? Porque segmentar mercado é saber dizer não.
Segmentar mercado é o ato de dividir o mercado em partes menores para identificar o verdadeiro público alvo de sua empresa. É literalmente escolher uma “fatia” do mercado e dizer não para as outras “partes” ou segmentos. Notou como é difícil? É difícil, mas com o treinamento adequado esta forma de pensar em seu mercado se torna fácil, e o melhor, automático. Se você investir em conhecimento, em formas adequadas de uma educação continuada poderá aproveitar dos benefícios de uma segmentação de mercado, como:
- Conhecer melhor os seus consumidores e assim entender com maior precisão o que eles enxergam de valor, para assim, diferenciar os seus produtos ou serviços;
- Unificar as suas estratégias mercadológicas e o seu planejamento estratégico;
- Delimitar as suas estratégias de preço de acordo com a percepção de seus clientes e, assim, entregar valor de uma forma mais efetiva que os seus concorrentes de mercado;
- Entender quais são as formas de comunicação mais eficazes para a sua empresa ou produto, seja a mensagem como os meios de conversar de forma mais enfática com os seus clientes;
- Construir diferenciais competitivos e comparativos, com base nos gostos e preferencias de seus clientes, que possibilite a perenidade de sua organização.
Estas são algumas, repare, algumas porque temos muito mais, das vantagens de formular uma estratégia de segmentação de mercado para o seu negócio. Gostaria de salientar que para que você possa aproveitar destas vantagens é adequado um conhecimento formal do pensamento estratégico em Marketing e, caso você identifique esta necessidade em seu negócio (o que é ótimo reconhecer esta necessidade) saiba que com um processo de educação continuada você pode melhorar as vantagens de sua organização e aproveitar todas as vantagens que destacamos.