Se a percepção do empresário for a de se sentir refém dos seus fornecedores, está na hora de fazer algo a respeito disto.
Encontrar novas fontes alternativas de fornecimento, é a única solução? Se não for isto, que outras soluções o empresário poderia desenvolver?
Entre outras, poderia verticalizar as suas operações, ou seja, tornar-se fabricante do insumo que hoje é fabricado pelo seu fornecedor. Se o fornecedor for um distribuidor, por que não procurar ser abastecido diretamente pelo produtor? Há substitutos para o produto? Ao invés de “brigar” com o fornecedor, como posso torna-lo um parceiro meu? Já explorou todas as possibilidades de negociação?
Como estas, há muitas outras alternativas que podem ser exploradas quando continuar a se sentir refém do fornecedor se torna insuportável. Procurar por estas novas alternativas, além de exigir que se invista tempo, exige conhecimento. O conhecimento não será apenas para achar a alternativa, mas, também para fazer a análise de custo x benefício que lhe auxiliará a tomar a decisão e para implementar posteriormente a solução escolhida.
O que o empresário deseja é encontrar soluções o mais rápido possível. Entre as alternativas que ele tem quando acaba reconhecendo que ou não tem o conhecimento necessário na hora em que ele precisa dele, ou não tem tempo suficiente para dedicar-se à solução, poderá ser considerado:
- Contratar alguém que tenha o conhecimento. Pode ser uma contratação para dedicação exclusiva (novo colaborador) ou terceirizar a operação por um tempo ou ainda contratar uma consultoria. Todas as três alternativas permitem à empresa adquirir o conhecimento que lhe falta;
- Aprender a fazer.
Às vezes, sem aprender antes, também não pode sequer ter elementos como para tomar uma decisão sobre quais destes caminhos seja o melhor a seguir, então, mais uma vez, a solução é aprender.
Esta é a solução que a IRON Educação coloca disposição do empresário. Por meio do Método ACeLLLerate o empresário pesquisa e escolhe o que deseja ou precisa aprender naquele momento para melhorar os resultados da sua empresa. Considere isto na próxima vez que se achar refém de qualquer situação que envolva os seus negócios.
Perfil do Autor
-
Sócio Diretor da IRON Consultoria
Foi Presidente do IBCO-Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização e Delegado diante do ICMCI; é sócio Diretor da IRON Consultoria; foi Professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.