Independentemente de qual o ramo de seu negócio e do tamanho de sua empresa, um dos pontos ou necessidades mais urgentes para garantir a perenidade do negócio é entender o comportamento dos consumidores. Empresas que se destacam são aquelas que conseguem, melhor que os seus rivais de mercado, identificar as necessidades e desejos de seus clientes, compreender as suas dores, e entregar a melhor solução para determinados problemas específicos, ou seja, aquelas que entendem o comportamento do consumidor. Mas, esta não é uma das tarefas das mais fáceis quando pensamos na gestão de um negócio.
Não é uma das tarefas das mais fáceis porque os consumidores estão em constante transformação, basta ver as mudanças que ocorrem em todos os mercados neste período de pandemia. Não que os processos cognitivos de recebimentos de estímulos (mensagens de Marketing recebidas pelos cinco sentidos), o processamento de informações (processo físicos e químicos de interpretação dos estímulos) e a efetiva decisão de compra tenha mudado. Não, ainda mantemos os mesmos processos desde os tempos mais remotos. O que mudou é a quantidade de informação que recebemos em nosso cotidiano, bem como as ferramentas usadas pelas organizações para falar com os consumidores.
Note que estas mudanças não alteram o processo de compra, mas o tornaram mais complexo, com mais variáveis que devem ser analisadas, bem como um maior número de ruídos que dificultam o relacionamento entre empresas e consumidores. Ciente desta complexidade pela qual os empresários se deparam a Iron Educação criou o IRON+Box Comportamento do Consumidor em Novos Contextos.
Este IRON+Box tem como objetivo compreender estas mudanças tanto no comportamento do consumidor como no mercado. É o entendimento que para que possamos entender os consumidores faz-se necessário uma visão sistêmica do processo mercadológico, e relacionar com as modificações que ocorrem no mercado. É desta forma que conseguiremos estabelecer relacionamentos entre os processos comerciais, ou entender como os consumidores respondem a tais mudanças que ocorrem no contexto.
Com um maior conhecimento destas mudanças, ou as formas de “ler” o mercado de forma mais eficiente, permitirá ao gestor identificar as melhores oportunidades por meio da compreensão dos principais determinantes de compra. Neste processo propomos formas de mapear um segmento de mercado e compreender, não apenas as suas necessidades, mas como eles se relacionam com a empresa, bem como respondem as estratégias de Marketing de uma empresa.
Quando compreendemos estes novos perfis dos consumidores conseguimos vários insights que nos ajudam a determinar as estratégias de Marketing de uma empresa, como por exemplo, qual o melhor preço para um produto ou serviço? Se você analisou corretamente o perfil de seu mercado, bem como entendeu as novas mudanças que ocorreram no mercado, será mais fácil pensar em como eles interpretam suas estratégias de preço.
Qual o veículo de comunicação que devo usar para falar com os meus consumidores? Esta é uma pergunta complexa, mas se você conseguiu identificar o seu público-alvo, compreendeu as mudanças que ocorrem no contexto pelo qual ele está inserido, e a forma pela qual eles interpretam as mensagens de Marketing, o que é discutido neste IRON+Box, teremos uma maior probabilidade de mensagens mais efetivas.
Estas são algumas das vantagens de entender os novos perfis dos consumidores. Entender como eles processam as informações de sua organização para que assim possamos delimitar de forma mais eficaz as suas estratégias de Marketing. Este é o objetivo deste IRON+Box, entender os processos decisórios dos clientes em ambientes de incerteza e frente as novas demandas de mercado.
Perfil do Autor
- Professor há 18 anos nos níveis de Mestrado, Pós-graduação e Graduação. Colaborador do IBMEC. Palestrante, consultor e autor de 6 livros. Pós-doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
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